quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Abuso e desrespeito

   Recentemente dois episódios envolveram a polícia de uma maneira não muito agradável, um em São José dos Campos quando houve o cumprimento da "reintegração de posse" e outro no show da cantora Rita Lee em Aracaju. Li várias opiniões e textos  a respeito dos dois assuntos, distintos em entre si, mas muito parecidos em um ponto: a forma como a polícia militar agiu e não há como negar que houve uma atitude abusiva.
   No caso de SJC existiam inclusive policiais sem identificação, além de muitos que agiram de maneira truculenta e covarde, acarretando com isso muitos feridos, incluindo crianças, mulheres e idosos. Em Aracaju, Rita Lee interrompeu seu show e criticou policiais que agiam de maneira agressiva contra alguns fãs que consumiam maconha.
   Posso concluir que no caso do show houve abuso e desrespeito dos dois lados,mas é engraçado a polícia agir contra usuários de maconha sendo que o cigarro da Souza Cruz e o álcool sempre são liberados. Estive presente em vários shows internacionais na cidade de São Paulo, um em especial fiquei extremamente revoltada com a ação policial, pois estava em uma fila para entrar no estádio no setor "pista" e  para "organizar" a fila utilizaram seus equipamentos contra os espectadores, realmente deprimente e não havia necessidade disso, mas a moda atualmente é dizer que "a polícia estava cumprindo o seu dever."
Realmente não sei até onde vai o "dever" da polícia e me sinto extremamente desconfortável quando vejo policiamento excedente em eventos que frequento.

Tirem suas próprias conclusões. Todos os créditos do vídeo a @jeffvasques, obrigada por compartilhar.

Um comentário:

  1. Totalmente apropriado e vale muito a pena fazer o questionamento sobre nosso sistema de segurança, de um lado a falta de estrutura (salarial, assistencial, educacional, etc) ocasionando policiais despreparados e com uma série de problemas e de outro, é quando precisamos da ação destes policiais e o que encontramos é esse abuso (ou o "descontar" de sua falta de preparo).
    Por fim, e para variar, só me resta citar uma letra de música:
    Polícia
    Titãs

    Dizem que ela existe
    Prá ajudar!
    Dizem que ela existe
    Prá proteger!
    Eu sei que ela pode
    Te parar!
    Eu sei que ela pode
    Te prender!...

    Polícia!
    Para quem precisa
    Polícia!
    Para quem precisa
    De polícia...(2x)

    Dizem prá você
    Obedecer!
    Dizem prá você
    Responder!
    Dizem prá você
    Cooperar!
    Dizem prá você
    Respeitar!...

    Polícia!
    Para quem precisa
    Polícia!
    Para quem precisa
    De polícia...(2x)

    ResponderExcluir